Steve Queralt, o baixista do fundamental grupo de shoegaze Ride, lançou recentemente "Swallow", seu primeiro álbum solo. No álbum, Queralt tocou todos os instrumentos e foi responsável pela produção e gravação em seu próprio estúdio. Majoritariamente instrumental, Queralt revelou sua fonte de inspiração: "Houve alguns álbuns instrumentais incríveis feitos nos últimos anos, especialmente no mundo da nova música clássica e do pós-rock", ele diz, antes de completar: "Alguns deles soaram como canções para mim, só que sem nenhuma letra." O disco contou também com faixas com vocais, onde teve as participações especiais de Emma Anderson, ex-vocalista do Lush, e de Verity Susman, do Electrelane.
"Swallow" é um belo disco no qual Queralt nos transporta por faixas densas e atmosféricas, permeadas por um clima cinematográfico e etéreo, com influências do pós-punk e uma sonoridade pesada, como por exemplo em "A Porsche Shaped Hole".
“Magia do Caos” é uma forma de magia contemporânea que se apoia nos conceitos de Austin Osman Spare e influenciou nomes como William Burroughs, Robert Anton Wilson e Aleister Crowley, entre outros. Inspirou também a formação do Chaos Magick um quarteto fundado em 2021 para interpretar as composições desafiadoras do sensacional John Zorn. Formado por Brian Marsella no piano elétrico, John Medeski no órgão, Kenny Grohowski na bateria, percussão e congas, e Matt Hollenberg na guitarra elétrica, eles perpetuaram em “Through the Looking Glass”, lançado em 11 de abril deste ano, um discaço mesclando jazz, funk, e as experimentações características de Zorn.
Fundado originalmente em Tel Aviv no ano de 2016 e atualmente com sede em Paris, o Sababa 5 é um quarteto formado por Ilan Smilan na guitarra, Amir Sadot no baixo, Itamar Weinstein na bateria e Eitan Drabkin no teclado. Recentemente, o grupo lançou o terceiro álbum intitulado "Nadir". Neste ótimo trabalho, o Sababa 5 apresenta uma fusão de ritmos e melodias que entrelaçam influências do rock e do funk psicodélico ocidental com a música analógica do Oriente Médio dos anos 70, criando uma atmosfera sombria e cinematográfica.
Brown Spirits é um trio de Melbourne, Austrália, composto por Tim Wold na guitarra, teclado, moog e cítara, Agostino Soldati na bateria e percussão, e Ash Buscombe no baixo. Em janeiro deste ano, lançaram o excelente álbum "Cosmic Seeds", o quinto na carreira e segundo pela conceituada gravadora inglesa Soul Jazz. Neste trabalho, eles apresentam oito faixas que mesclam inspirações da psicodelia do Cream e do Hendrix com o krautrock do Neu!, além de incorporarem elementos do jazz característicos de Lonnie Liston Smith.